sábado, 15 de novembro de 2008

"Fé e Atividade Cerebral"







A fé é interpretada como algo unicamente divino, subjetivo e individual. O que poucos sabem é que este sentimento mobiliza nosso Sistema Nervoso Central de forma extremamente poderosa. Estudos recentes das neurociências comprovam o efeito analgésico da fé. Sim. Aqueles que crêem numa força superior tendem a conseguir superar as mazelas da vida terrena com mais facilidade que as que tomam uma postura de descrença no desconhecido.



Na prática clínica, o que agora foi comprovado cientificamente, é observado há tempos. Todo paciente que possui a crença em algo superior às próprias forças tem um aparelho psíquico muito mais fortalecido que os demais. É uma afirmação ousada, mas verdadeira. Aquele que tem fé consegue transpor obstáculos de forma mais assertiva.



Isso, logicamente, não é uma tendência de espiritualizar qualquer tipo de situação ou de retirar a parcela de participação que o indivíduo tem na cura de sua patologia. Pelo contrário. Na realidade, pessoas com fé tendem a responsabilizar-se mais em relação aos próprios problemas, pois entendem que têm que dar "uma mãozinha" a uma Força Maior para obter resultados positivos. É como se redobrassem esforços para mostrar ao céu que a parte delas foi feita, e muito bem feita.



Pensando na atividade cerebral, a fé atua como um bálsamo. Ela estimula as sinapses positivamente, secreta hormônios de prazer e contribui para o perfeito funcionamento corporal.



Muitos céticos questionam o efeito transformador da fé e é por isso que alguns, num momento crítico da vida, adotam a postura pessimista diante de um caminho que parece não ter saída. Com um posicionamento de derrota, perdem a oportunidade de descobrir o otimismo que a fé proporciona e seus efeitos evidentemente benéficos.



Por isso, fé na vida, em algo superior e em si mesmo são exercícios que não devem ser esquecidos na rotina de cada um de nós!






Luz e Paz! E muita fé!



Um comentário:

  1. Excelente a sua matéria sobre a fé. Essa intenção despreendida focada apenas na confiança de que algo superior auxilie, cria uma lacuna para que haja acesso ao campo das infinitas possibilidades. Isso comprovado cientificamente pode fazer com que mais pessoas se liguem nesta possibilidade.
    Adoro suas colocações, elas são a medida certa entre céu e terra.
    Beijocas,
    Débora

    ResponderExcluir

É sempre bom trocar idéias! Comente este Blog!