sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Ponderar"


O sujeito que pondera é aquele que consegue, na tempestade criada pelo turbilhão de sentimentos, "subir à superfície" e tomar um fôlego.

Ponderar é olhar com mais cuidado uma situação que se apresenta de forma inesperada ou confusa, é saber analisar com olhos de quem quer ver a melhor posição a ser tomada em determinado momento. É esperar antes de agir para agir melhor.

Ponderar não é assumir a postura de colocar tudo, sempre, numa balança. Nem tão pouco se tornar uma pessoa prevenida e completamente rígida. Ponderar é exercer de forma inteligente e assertiva o hábito da reflexão pessoal. E quem reflete é, sempre, flexível.

Ora, é muito fácil refletir de forma tranquila quando tudo vai bem. Entretanto, em situações de crise, refletir é quase uma ação impossível para muitas pessoas. E é neste momento que a reflexão faz mais sentido. É exatamente na crise que precisamos de respostas que levem em consideração um auto-conhecimento ampliado.

Quem passa a exercer o ato de ponderar passa a exercer a liberdade pessoal, pois observa mais, erra menos e se dá conta de que nada é fatidicamente permanente. Ponderar é entender que as coisas são mutáveis e que muitas das mudanças podem e devem partir de nós mesmos.

A partir do momento que nos damos conta de nossa parcela arbitrária e participativa sobre nossas vidas, entendemos que ponderar e refletir sobre algo ou sobre si mesmo é um dever pessoal e um ato de amor próprio.


Luz e Paz!

Um comentário:

  1. Ponderar vem do latim ponderare:Pesar no espiríto. São poucos os que fazem uma reflexão antes da ação. Agimos impulsivamente.
    A mensagem transmitida foi muito valiosa e de fácil compreensão.

    Vitória

    ResponderExcluir

É sempre bom trocar idéias! Comente este Blog!