
Jean Paul Sartre (1905-1980), filósofo francês, chama de "ma fé" a ação que todo ser-humano exerce de negar sua própria liberdade. Má fé é, em poucas palavras, o uso da proteção psíquica da imobilidade diante de tantas possibildiades de movimento; é a negação do livre-arbítrio e a transferência do poder de escolha para terceiros. É fingir que não se enxerga a saída.
A má fé é sempre direcionada a si mesmo. É a auto-privação da mudança. É escolher não escolher por medo de dar errado. É aprisionar-se.
Agimos pela má fé quando insistimos em nos colocar em posições de vítimas do destino, do cônjuge, da família, do trabalho... Enxergamos no fim do túnel a liberdade que grita, mas fazemos vista grossa para que não tenhamos que nos arriscar.
A má fé é de natureza inconsciente, mas se fizermos uma busca em nossas ações passadas certamente encontraremos muitas situações em que nos acovardamos diante da mudança ou que preferimos deixar para o vizinho a decisão de nossas próprias vidas.
Ao negarmos nossa liberdade, passamos a nos submeter à situações limitadoras e que minam nossa auto-estima, segurança interna e poder de decisão. Nos tornamos mais frágeis e por isso mais dependentes. Culpamos muito mais os outros de forma leviana.
O mais importante, tendo em mãos esta informação, é que passemos a fazer um exercício diário contra esta ação limitadora, treinando nossa mente e nosso psiquismo para que cada vez menos obedeçam nosso instinto e tendência de agir desta forma negativa.
A identificação de que agimos pela má fé é trabalhosa e muitas vezes difícil de ser aceita, mas a partir do momento que deixamos de lado esta "muleta comportamental", passamos a compreender a vida como uma fonte inesgotável de possibilidades, que oferece inúmeros caminhos para a auto-realização e encontro da felicidade.
Pratique menos a má-fé e perceba a preciosidade de ter as rédeas da própria vida em suas mãos. Experimente o exercício da verdadeira liberdade!
Luz e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É sempre bom trocar idéias! Comente este Blog!